Pesquisar nos arquivos

6 de dezembro de 2006

o que é "meio desligado"


A proposta é relativamente simples: uma página sobre a produção musical brasileira alternativa, especificamente, a cena indie / rock.

A cena alternativa do país cresceu muito nesta década, as bandas independentes já têm um considerável espaço em blogs e páginas diversas, mas não há um espaço exclusivo sobre o que acontece nesta cena. Ou melhor, não havia.


O meio desligado pretende ser não apenas um
blog com dicas sobre bandas e músicas, mas realmente uma espécie de guia, com informações úteis sobre o que acontece no cenário alternativo do país. Críticas de álbuns, resenhas de shows, reportagens e matérias especiais, fotos, entrevistas, dicas, downloads, vídeos, podcasts, etc. Sempre buscando a qualidade da informação, com espaço e interesse para a experimentação jornalística.

A escolha de criar um blog, e não um site, foi proposital. Boa parte do crescimento da cena alternativa no Brasil ocorreu devido à internet e, principalmente, às opções gratuitas para se divulgar os trabalhos das bandas: seja na Trama Virtual, no Fiberonline, Overmundo, MySpace, criando comunidades no Orkut, fotolog, grupo no Flickr, YouTube, blog, etc. Tudo de graça.

E por que a cobertura disto tudo seria realizada em um site? Gastando dinheiro com hospedagem e outras coisas? "Faça você mesmo", alguém disse uma vez. Agora (ainda mais se levarmos em conta a realidade econômica do nosso país) podemos acrescentar "e sem gastar dinheiro, alcançando o maior público possível". Um blog é mais dinâmico e mais próximo do que é ser independente.

Não se reprima. Interaja, mostre seu conteúdo e suas idéias. Faça. E com o tempo, aprimore, sempre de acordo com seus ideais. Chega de mais do mesmo, de passividade, de seguir padrões.
É mais ou menos assim que pensamos e pretendemos agir. Aos interessados, o caminho está aberto.

Esse é um pensamento mais amplo que não se restringe apenas à música ou à cultura e esta é apenas uma de suas aplicações.
Se você estava meio desligado em relação ao que acontece de novo na música brasileira, esta página é especialmente para você.

Aproveite.

Arquivos do blog